domingo, 17 de abril de 2011

JPG vs RAW – Parte 1/8 – Historinha


Imaginem a seguinte situação. Compro uma câmera digital e como sou um bom curioso começo a manusear todas suas opções e descubro que existem inúmeras opções para salvar as minhas fotos, tais como:
RAW
RAW  + JPEG Fine
JPEG Fine
JPEG Normal
JPEG Basic
Agora me vejo um pouco perdido e para tentar ver a diferença começo a tirar fotos com cada uma das opções e percebo que ao salvar em JPEG Basic dentro do meu cartão de 2GB é possível tirar 400 fotos e quando seleciono o modo RAW apenas 100 fotos, são 4x menos fotos do que fotografando em JPEG Basic, além disso, ao compara-las através do LCD da câmera, não chego a perceber diferenças visíveis nas fotos. Nesse caso decido transferir as fotos para o computador, quando abro o JPEG ela está lá, linda, bem colorida com um bom contraste. Quando vou ver o RAW eu não consigo visualizar a foto. Procuro na internet e descubro que posso abrir pelo Lightroom, mas quando carrego as fotos ela abre bonita e em seguida “perde as cores, contrastes, brilho etc.” Já comecei a achar complicado são muitos passos para se chegar até onde eu quero, e o JPEG já vem pronto para usar. Não penso duas vezes e começo a fotografar só em JPEG.
Infelizmente esta história que contei acima acontece com certa frequência, eu mesmo já escutei inúmeras vezes (até eu já fiz semelhante), principalmente quando a pessoa desconhece sobre o assunto, mas isso não ocorre apenas com iniciantes na fotografia, mas também com fotógrafos experientes que não se atualizam em assuntos tecnológicos e acabam não sabendo o verdadeiro motivo de escolher entre JPEG e RAW.
Nesta série de artigos pretendo explicar as diferenças entre JPEG e RAW, que atualmente são formatos de imagens utilizados pelas câmeras digitais. Quero tentar passar o máximo de informação de forma simplificada para que você possa escolher qual o melhor formato para o seu estilo, visto que às vezes nem percebemos a diferença e nem sabemos quando usa-los corretamente.
Alguns Formatos existentes:
JPG/JPEG
RAW
Canon (CRW, CR2)
Nikon (NEF)
Na continuação da série vou explicar sobre alguns itens


JPEG vs RAW
Definições
Como é Criada imagem
Cores e Tons
Dynamic Range (Faixa Dinâmica)
Subexposição
Superexposição
Ruído (Noise)
Perdas de Qualidade
Balanço de Branco (White Balance/WB)
Burst (Disparos sequenciais)
Compatibilidade 
Armazenamento
Não percam a segunda parte do artigo, onde vamos falar sobre “O que são os formatos JPEG e RAW”.






Por: Eduardo Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário